quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Buchas e a arte moderna

Posso falhar em montes de coisas enquanto pai. Tenho a certeza que o facilitismo acaba por me ajudar a decidir em montes de merdas relacionadas com a educação da cria, por isso é que o puto ainda não adormece sozinho na cama dele e tenho de lhe dar à boca metade das refeições, mas numa coisa congratulo-me, a criança está constantemente no laréu.
Somos uma família que passeia muito e isso faz do Buchas um puto muito feliz e cheio de vida. Ainda neste fim-de-semana estivemos em várias exposições e, apesar de ele se aborrecer de andar a ver quadros ou fotografias, nada como um jogo não resolva a questão.
Buchas qual é o quadro que gostas mais para levares para o teu quarto? ou, Buchas, não queres imitar o senhor das fotografias?
E lá conseguimos chegar ao fim.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fernando

O meu  cunhado Fernando é um gajo completamente obcecado por queques. Mas a escolha do bolo nem sempre é pacífica. O queque tem de ser simples sem pitada de laranja ou limão e o açúcar não pode ser abaunilhado. Uma chatice e uma busca quase impossível. Mas ele gosta assim e sempre que entra nas pastelarias as empregadas já sabem ao que vem.
Ao lado da nossa casa há uma pastelaria que vende os queques como ele gosta. Por isso sempre que nos visita sofre ataques de ansiedade e só pára com o nervosismo depois de ter os queques do Mimo na mão.
Ontem dormiu lá em casa e quando acordou a primeira coisa que fez depois de vestir-se foi ir ao Mimo.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A quase Melissa

Ela nunca fica muito impressionada com as minhas tentativas mas caramba, está quase igual ou sou apenas eu a exagerar nos meus dotes?


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ninguém se compara a ela

Não é que me canse de dizê-lo caraças, mas a Melissa cuida tão bem de mim que julgo que irei a enterrar com uma dívida enorme para com ela. Mudou-me tanto ao longo destes onze anos que mesmo que lhe faça uma massagem diária e lhe leve o pequeno almoço todos os dias à cama não será suficiente para saldar o que contraí.
No passado dia 4 comemorei os meus 40 anos e como sempre, encarei o dia como um dia igual a todos os outros. Vá, almoçar fora e dar uma volta para se fazer qualquer coisa.
Mas a Melissa, transformou tudo em magia. O Almoço foi no Cais de Pedra do Henrique Sá Pessoa onde o bife à portuguesa saído daquela cozinha rivalizou com o bife Angus ingerido no Restaurante Fifteen do Jamie quando fomos a Londres. É que os chefes não são malta que aparece na televisão apenas para virar postas de peixe, os tipos sabem mesmo cozinhar e têm os seus padrões. 
Depois de termos pago um euro por cada vez que dissemos delicioso no almoço, fomos ao Museu de Arte Antiga ver as pinturas que vieram do Museu do Prado. O Gabriel não cooperou muito e a beleza daqueles quadros não lhe disseram nada, o que foi uma pena.
Bebemos um café na mais deslumbrante esplanada de Lisboa onde foi presenteado com canetas de tinta da China da Faber-Castell, dois conjuntos cheios de cor e mais um curso de desenho para ver se aprendo qualquer coisa. Depois pegou no Gabriel, foi dar uma volta com ele e deixou-me ali a desenhar sossegado.
Obrigadinho por tudo!


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Menos a Lisete

Estava frio depois de desenharmos a baía do Seixal. Também tínhamos fome porque já tinha passado mais de cinco horas desde que a melhor caldeirada que comi fora servida.
Fomos todos para um café enfardar galões e tostas e, abrigados no ar condicionado, desenhá-mo-nos uns ou outros.
Gosto muito disso porque as pessoas não se parecem importar que lhes estejam a tirar as medidas.

Desenhos em que servi de modelo. Lado esquerdo Paula Xavier e do lado direito não me lembro



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mundet

Visitámos o complexo industrial da Mundet no Seixal. Desde o princípio do século XX até o final dos anos 80, a cortiça era trabalhada nestas instalações e depois vendida. Chegaram a trabalhar nos anos 40 cerca de dois mil e quinhentos pessoas na Fábrica. Quando fechou o desemprego rebentou com o Seixal.
A Câmara comprou a fábrica em hasta pública e agora é um museu onde está tudo cuidado e sabe muito bem andar a passear pelos edifícios fantasmas.
Ironicamente o exercício de desenho avançado pelo Richard foi de desenhar com uma rolha de cortiça. Apesar das dificuldades e de ter deixado um rastro de tinta azul atrás de mim que perdurará em algumas pedras da fábrica até ao fim do inverno, gostei muito do resultado que adulterei no photoshop.
Modernices!