quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Meter conversa

De vez em quando acontece-me. Por uma conjugação de factores infelizes fico sozinho na cidade sem nada para fazer e com muitas horas para desperdiçar.
Em condições normais não haveria problema. Podia ir ao cinema, a uma exposição ou outra coisa qualquer, mas não desta vez. Desta vez não podia fazer nada disso, tinha mesmo de deambular por aí.
Fui para um Starbucks e fiquei lá a bebericar um balde de café e a desenhar as outras pessoas, que tal como eu pareciam esperar que alguma coisa acontecesse.
Ao meu lado uma rapariga estava à espera dum amigo e um tipo desconhecido chegou-se perto dela e disse:
“Estou aqui à espera duns amigos meus, mas não tenho nada para fazer na próxima meia hora. Importas-te que me sente aqui e te faça companhia?”
A rapariga, com algumas reservas, aceitou e o tipo sentou-se e iniciou a conversa mais chata e desinteressante que se pode parir quando dois desconhecidos se encontram. Se calhar não, pode ser que dois desconhecidos tenham mesmo esse tipo de conversa, mas pensando bem, o que raio se conversa quando não se tem referências sobre a outra pessoa?
Provavelmente a conversa até foi porreira, eu é que tive inveja de não fazer isso com as miúdas aos 20 anos.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mães que participam

As crianças são uma coisa boa e até, em certas condições, um regalo para alma. Mas eu não sou o melhor exemplo para escrever sobre crianças porque, na verdade, e para ser honesto com todos os que têm a amabilidade de seguirem estas linhas, só gosto mesmo do meu Buchas.
No entanto, e se for a fundo nesta questão referente à infância e comportamento infantil, o que me aborrece mesmo são os pais. Tenho de confessar que não suporto pais, principalmente quando acham que as suas crias são maravilhosas e melhores do que todas as outras e fazem questão de o demonstrar nas actividades lúdicas em que se metem. Não sou ninguém para criticar seja quem for, até porque eu não devo ser o melhor exemplo que se pode encontrar no mundo sobre paternidade, o Gabriel está sempre a dizer “não diz medra pai”, mas irritam-me mesmo as mulheres que eu e a Melissa chamamos muito carinhosamente de mães que participam.
É que gostam tanto de participar que nem deixam os miúdos fazer as coisas!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A 10ª é por nossa conta

Já chega de cartões não chega?
Gostava de poder fazer uma compra e que houvesse a boa vontade de antigamente, uma atençãozinha, que era aquilo que a minha mãe pedia sempre nas sapatarias, prontos a vestir e lojas de electrodomésticos, quando as lojas existiam nas ruas e não havia códigos de barras nas etiquetas.
Agora até o raio das cadeias de fast food têm o seu cartão. Estou mesmo farto de ter a carteira pesada com as mirabolantes exigências competitivas das multinacionais.
Embora, para ser sincero, o único cartão que dava mesmo jeito, era aquele em que, se os pais fizessem  vá, 9 vontades aos seus filhos, eles ofereciam um dia sossegado aos progenitores.
Era mesmo bom ter um dia em que o Buchas comesse tudo, sem fazer perguntas, sem birras, sem desarrumar nada e sem hiperactividade desnecessária. Sem barulho, sem rotinas, sem nada, só o silêncio aconchegante duma casa de família.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Do caraças

O que será do cinema quando as pessoas ficarem a saber que em para aí 95% dos filmes se conta sempre a mesma história. É isso que acontece, pelo menos nos Blockbusters. Sempre o mesmo, como as novelas. Disseram-me que os putos têm tendência a gostar de ouvir a mesma história porque se sentem confortáveis nela. Sim, os putos, como se os adultos não gostassem dum bom e suculento replay. Há quem diga, com razão que pode ser sempre a mesma coisa, mas a forma de a contar é diferente. É verdade mas quando se passa a vida a ver filmes, topa-se logo a coisa.
Mas nos documentários as histórias parecem ser sempre diferentes. Não têm de ter finais felizes e melhor de tudo, correspondem quase sempre a um episódio verdadeiro, com gente de carne e osso que tem comportamentos humanos, falíveis ou heroicos.
Eu a Melissa tivemos um fim-de-semana recheado a documentários que nos deixaram de olhos arregaçados de tão bons que eram. Havia twists e tudo. Os nomes deles são Searching for sugar men e The Imposter, ambos do ano passado e que, muito provavelmente, nunca chegarão às salas de cinema. Por isso, para quem se sinta curioso, pode sempre optar por os procurar na candonga.
Gostava de escrever sobre eles, mas a piada é começar a ver aquilo sem saber nada sobre do que se vai ver.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pássaros chateados

Depois de muitas colheres de sopa de xarope, a Melissa e o Buchas ficaram melhores das suas doenças e finalmente poderam sair de casa para um passeio em família. Já me faziam falta.
No Domingo o dia estava soalheiro e fomos andar de bicicleta para o paredão. Já não desenhava há algumas semanas e apesar do mundo da arte não ter perdido nada com isso, sentia falta dos meus traços infantis e de me sentir decepcionado ou motivado por eles.
Sentados na esplanada, tirei o caderno da mala. A ideia era fazer uma coisa simples, o mar, o céu, as rochas e os barcos lá ao fundo, tudo enquanto bebia um café. Havia um sentimento bom no ar, estava muita gente a andar dum lado para o outro, a fazer exercício, a passear os cães ou só a namorar à beira mar. É bom quando o sol aparece depois duma semana a chover. 
O meu momento artístico coincidiu com o Buchas fartar-se de pedalar e de se esconder dos cães que apareciam a meter-se com ele. Foi para o pé de mim e começou a opinar. Queria o pássaro vermelho, o amarelo e o pocro dos angry birds.
Fiz-lhe a vontade.