segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Zombies

Vai ser muito difícil tirar a malta dos Shoppings. A urgência da desamericanização das vidas vai acabar por mandar muitos para os antidepressivos.
Este fim-de-semana chocámos de frente com clientes que literalmente passam a manhã de domingo no Ikea para comprar uma espátula e um tupperware de tampa vermelha; e clientes que não se importam de estar três horas numa fila na Rádio Popular para poupar o IVA duma batedeira Moulinex. É de doidos!

desenho dum sueco qualquer

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Buchas não dorme durante a tarde a não ser que seja posto em algum carro e faça uma viagem que, verdade seja dita, nem precisa de ser muito grande. Fecha logo os olhos e por vezes adormece antes de sairmos do parque de estacionamento.
Durante as férias fomos passear ao Badoka. Que tinha de ser e que agora, como é mais crescido, já acha piada aos animais que por lá andam.
Chegámos e estava uma fila duns 40 minutos para comprar bilhete. O Safari, que é melhor da festa, obrigou-nos a ficar por ali duas horas e meia sem nada para fazer, à torreira do sol e a levar com pó em cima como se fosse água em dias de tempestade.
Ingerimos para aí uns 40 litros de líquidos, ficámos todos amarelos por causa do pó e abençoámos a hora da entrada para o jipe para iniciarmos então o Safari.
O Buchas mal o jipe começou a sua marcha, ainda esteve atento aos animais, mas passado um bocado, quando dei por ele, já me tinha adormecido.
O que eu gostei mesmo foi da casa da árvore!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amigalhaços

Sempre achei que, se quiser estar numa fotografia com alguém, basta pedir a um transeunte a gentileza de me tirar a foto. As pessoas sempre fizeram isso e não me parece que se tenham dado mal. Tenho várias assim. Ainda no outro dia estive a ver um álbum velho, que fiz com a Melissa há 10 anos, no princípio do namoro, em Óbidos, e tenho várias fotografias em que estou eu e ela, com o ar um bocado asaloiado em várias partes da muralha, agarradinhos e todos contentes. Perfeitamente enquadrados e com uma boa vista sobre os nossos corpos e o castelo.
Mas o mundo dá as suas voltas e devido à maravilha da tecnologia já é possível registar estes pequenos momentos da vida sem pedir nada a ninguém. Basta virar a câmara com a objectiva contra o objecto que se quer fotografar, esticar o braço até não poder mais e click. Pronto, está feito!



sábado, 15 de setembro de 2012

Motelx

A Melissa adora tudo o que é terror. Apaixona-se pelos filmes, pelos livros e até tenho fotografias de mortos espalhadas pelo disco rígido do computador onde estou a escrever isto. 
Recentemente, imbuída por uma história de arrepiar que descobriu, escreveu um guião dum belíssimo filme que está para ser vendido a quem o quiser comprar e, pelo que li, é material para arrecadar o prémio principal do Fantasporto.
A ironia é que fica acagaçada muito facilmente. As fitas metem-lhe medo. Fica sem dormir agarradinha a mim e acorda em sobressalto a altas horas da noite. Recuso-me a ir ao cinema com ela para ver coisas de meter medo, porque tem ataques de pânico, crava-me a unhas na carne e não é capaz de sossegar durante a sessão. Uma chatice.
Mas como apaixonados pelo cinema que somos, não podemos virar costas ao MOTELx e sempre que para lá vamos é um stress. Qualquer dia não nos deixam entrar.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Também acho

Antes de escreveres o que quer que seja lê isto e pode ser que comeces a escrever qualquer coisa de jeito:
 "Don Basílio era um homem de aspecto feroz e bigodes frondosos que não pactuava com com parvoíces e subscrevia a teoria de que o uso liberal de advérbios e a excessiva adjectivação eram coisas de pervertidos e de gente com deficiências vitamínicas. Sempre que descobria um redactor com tendência para a prosa com floreados mandava-o escrever a necrologia durante três semanas."
 É do Carlos Ruiz Zafón no Jogo do Anjo.

Desenho de Vincent Chong

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sangue Fresco

O Correio da Manhã gosta de premiar os seus queridos leitores, malta habituada a uma boa pitada de sangue logo pela manhã, com cheques de compras que podem ir até aos 5000 euros. É uma boa forma de manter as vendas em época de crise e, para o sorteado, um belo motivo para sorrir com a fortuna.
Além do cheque, o afortunado tem também direito ao seu momento de fama, sendo fotografado e a sua imagem estampada em destaque numa página qualquer do jornal destinada ao efeito, enaltecendo o texto que acompanha a sua fota as vantagens de ser cliente assíduo do periódico.
Não deixa de ser engraçado ver o vencedor todo contente com o matutino aberto mostrando, orgulhoso, as habituais gordas da primeira página.

domingo, 9 de setembro de 2012

O significado da globalização

Ir ao Kidzania é:

Trocar dinheiro na Caixa Geral de Depósitos
Comer um hambúrguer no Mac Donald's
Distribuir garrafas da Coca-Cola
Fazer compras no Continente
Ir a um hospital Johnson & Johnson
Enfardar um pizza na Pizza Hut
Espremer fruta para a Compal
Abastecer num posto Galp
Trabalhar numa central eléctrica EDP
Distribuir cartas nos CTT
Tirar fotos para a Sony
Fazer jornalismo na Impresa
Andar num autocarro Barraqueiro



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mas porque é que não me deixas em paz um bocadinho?

Férias é uma palavra muito fixe, é sim senhor, e eu até andava mesmo necessitado de deixar de trabalhar por uns tempos. O meu cérebro, no último dia de labuta, era uma papa incapaz de produzir qualquer pensamento mais profundo que não fosse o de carregar na tecla verde da fotocopiadora sempre que achava que precisava duma fotocópia. Por isso, só pensava estar uns dias à beira da piscina ou do mar a ler um livro ou então a desenhar para ver se aprendia qualquer coisa.
Mas mal bati com os pés no bungalow dei logo conta que, afinal, esqueci-me de introduzir no meu bem intencionado idílio, uma certa coisinha que, num momento de loucura, elaborei há 3 anos e que ronda agora os 93 centímetros que, viu-se logo, me iria fazer a vida negra e estragar todos os planos. E, claro, foi mesmo isso que fez!
Não sei quantas horas uma criança consegue passar sem dormir, mas o Buchas, tenho a certeza que andou muito perto dos piores records relatados na blogosfera e só dormia mesmo quando o seu corpinho não conseguia acompanhar o seu desejo de me cansar mais que um normal e estupidificante dia de trabalho.
Felizmente nem tudo correu bem para o Buchas, e Deus lá me deu duas abébias. Consegui, em duas manhãs, esgueirar-me da cama, entre as 08:00 e as 08:30, sentar-me naquele abençoado alpendre e desenhar. Não foi muito, eu sei, mas sempre foram dois desenhos. Isto porque passada meia hora, lá ouvia a porta a abrir e pronto:
"O que é que estás a fazer pai? Também quero pintar."


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O rapaz deve ter as suas razões

O Ronaldo está amuado e depois?
É perfeitamente normal que uma pessoa, depois de falar com a entidade patronal se sinta assim. Eu, normalmente, depois de falar com ela, também tenho tendência para ficar amuadito.  Nunca me dão razão em nada.
Seja como for é sempre reconfortante quando sentimos que os multimilionários têm sentimentos e que, podem ter problemas iguais ao comum dos mortais. Eu gosto de ver estas coisas e, mesmo sem saber o que se passou, acho que ele tem razão.
O melhor mesmo é deixá-lo em paz, dar-lhe espaço que isso, mais cedo ou mais tarde, acaba por passar.